O universo das metodologias ágeis é vasto e repleto de termos específicos que podem confundir quem está iniciando na área de tecnologia. Por isso, criamos este Glossário Agile para explicar de forma prática aqueles conceitos mais utilizados no dia a dia das equipes. Depois de conhecer esses termos, vai ficar bem mais fácil trabalhar em times ágeis!
Agile
Metodologia utilizada para tornar processos mais flexíveis, colaborativos e adaptáveis. Foi criada para permitir que produtos sejam entregues de forma contínua, priorizando a satisfação do cliente e respostas rápidas às mudanças.
Scrum
Framework de trabalho que organiza equipes em ciclos curtos chamados sprints. Através de reuniões específicas, o progresso é acompanhado e ajustes são realizados para garantir entregas de valor constante.
Kanban
Método visual de gestão de tarefas, no qual o trabalho é dividido em colunas representando etapas, como “A Fazer”, “Em Progresso” e “Concluído”. Facilita o acompanhamento das atividades e evidencia gargalos no processo.
Sprint
Um período de tempo predefinido, geralmente de uma a quatro semanas, em que um conjunto de tarefas específicas é finalizado e revisado.
Daily
Reunião diária realizada para que a equipe compartilhe avanços, identifique impedimentos e sincronize esforços. Ajuda a manter todos alinhados no progresso das tarefas.
Importante: a daily é uma reunião curta, que geralmente não passa de 15 minutos.
Review
Encontro no fim de uma sprint, onde o trabalho concluído é demonstrado. O objetivo é obter feedback dos stakeholders e confirmar que os requisitos foram atendidos.
Retrospectiva
Ocorre ao final de uma sprint. Serve para refletir sobre o que funcionou bem, avaliar o que pode ser melhorado e definir ações concretas para o próximo ciclo.
Planning
Atividade essencial no início de cada sprint em que são definidas as tarefas, estimado o esforço e estabelecidas as prioridades.
Grooming
Também chamado de backlog refinement. É feita a revisão e detalhamento das histórias de usuário, garantindo clareza nos requisitos e estimativas mais precisas.
1:1
Reunião individual entre líder e colaborador. Foca em performance, desenvolvimento e alinhamento de expectativas.
Stakeholders
Todos os envolvidos ou impactados pelo produto, como clientes, usuários ou patrocinadores. Sua opinião tem peso nas decisões e prioridades.
Com este Glossário Agile, temos os termos mais usados para quem busca trabalhar em ambientes que utilizam metodologias ágeis. O conhecimento desses conceitos facilitará a comunicação interna e o desenvolvimento de projetos mais organizados e produtivos.
E aí? Você conhecia esses termos? Qual termo está faltando? Deixa aqui nos comentários!